Aqui: Início

II Seminário nacional sobre a formação Presbiteral da Igreja no Brasil

E-mail Imprimir PDF

osibO Setor Vocações e Ministérios organizou o 1º Seminário Nacional sobre a Formação Presbiteral da Igreja no Brasil (13 a 17 de agosto de 2000).

Teve como fruto um documento que foi publicado na coleção “estudos da CNBB”, com o título: “Metodologia do Processo Formativo: a formação presbiteral da Igreja no Brasil”.

Passados 12 anos deste significativo evento, que fez tanto bem aos nossos Seminários e Casas de Formação, e considerando a complexidade e os inúmeros desafios da sociedade hodierna, a escassez de presbíteros em muitas regiões de nosso país, faz-se necessário uma atenção redobrada à formação dos futuros presbíteros.

 

Julgamos importante a realização de um II Seminário sobre a formação presbiteral para, à luz dos documentos do Concílio Vaticano II: Optatam Totius, Presbyterorum Ordinis, da Pastores dabo Vobis e das novas Diretrizes sobre a formação Presbiteral da Igreja no Brasil (doc. 93 da CNBB).

 

E assim: avaliar o processo formativo e apontar novos horizontes capazes de ajudar nossos Seminários e Casas de Formação a formar pastores-missionários, discípulos de Jesus Cristo e testemunhas da vida e da esperança para o nosso povo neste novo tempo, caracterizado como um tempo de mudança de época.

Tema: Presbíteros segundo o Coração de Jesus para o mundo de hoje.

Lema: Corramos com perseverança com os olhos fixos em Jesus (Hb 12, 1-2). 

  

Abaixo mais documentos sobre:

Apresentação do Seminário

(A) Tema

(I) Iglesia Comunión

(II) Iglesia Particular

(III) Presbiterio

(IV) Sacerdote Diocesano

(V) Signo del Buen Pastor

(VI) Seguimiento Evangelico

(VII) Itinerario Formativo


Última atualização ( Ter, 29 de Janeiro de 2013 08:06 )